domingo, 3 de novembro de 2019

Avaliação de Matemática 7 ano - Ângulos - Retas e Geometria Plana



COLÉGIO ESTADUAL PROF. JULIO SZYMANSKI

Aluno: ____________________Nº _____Turma ____

Data: ______/______/_______

Avaliação Trimestral de Matemática (3º Tri)
Sem Consulta - valor 10,0
Critérios de correção:
1. Nas questões subjetivas marque apenas uma (1) alternativa.
2. Questões rasuradas serão anuladas                                                                                                     Nota:
3. Responder a caneta azul ou preta. Respostas a lápis serão desconsideradas.                           
4. Cuidado com os erros ortográficos, frases soltas e sem lógica, serão descontados.
5. É obrigatório os cálculos.
Conteúdo
ü  Geometria Plana
ü  Ângulos 
ü  Retas

1. (VALOR 0,0 A 1,0) Duas retas paralelas cortadas por uma transversal formam ângulos colaterais externos, cujas medidas, em graus, são dadas por 3x + 20° 2x – 15°. Calcule a medida desses ângulos.
2. (VALOR 0,0 A 1,0) As retas f e g são paralelas (f // g). Determine a medida do ângulo â, nos seguintes casos:

a)      
       b)   

 c)

   
3. (VALOR 0,0 A 0,4) A respeito das características do ponto, em Geometria, assinale a alternativa correta:
a) O ponto pode ser definido como a menor unidade geométrica e é usado para definir outras figuras, como retas e planos.
b) O ponto não pode ser definido, mas algumas de suas características podem ser usadas para diferenciá-lo de outras figuras. Por exemplo, o fato de possuir apenas uma dimensão garante que não haja medidas possíveis nos pontos.
c) O ponto pode ser definido como o menor espaço entre duas figuras geométricas.
d) O ponto não pode ser definido e não possui dimensão nem formato, o que garante a precisão de seu uso nas localizações geográficas.
e) O ponto é o único ente geométrico que não pode ser definido.

4. (VALOR 0,0 A 0,4) O ângulo reto, também conhecido como ângulo de um quarto de volta, mede:

a) 90°                         b) 180°                                  c) 270°                                   d) 360°

5. (VALOR 0,0 A 0,4) O ângulo que mede menos de 90° e mais de 0° é chamado de:
a) agudo                   b) raso                                   c) reto                        d) obtuso

6. (VALOR 0,0 A 0,4) Duas retas que não se cruzam, ou seja, permanece sempre à mesma distância uma da outra são chamadas de:
a) concorrentes                   b) oblíquas               c) paralelas               d) perpendiculares

7. (VALOR 0,0 A 1,0) Resolva as operações entre as medidas de ângulos a seguir:
 a) 34°15'20" + 8°12'7"       b) 79° 54’ 58’’ - 22° 55’ 08’’ 
 c) (50°19’) x 2                   d) (28°17’21’’) : 3

8. (VALOR 0,0 A 1,0) Obtenha as medidas dos ângulos assinalados:
a)

b)
c)
c)  d)

9. (VALOR 0,0 A 0,4) O ângulo formado pelo ponteiro da hora e do minuto quando o relógio marca 3h mede:
a) 30°                                     b) 60°                                     c) 90°                         d) 180°

10. (VALOR 0,0 A 0,4) Um hexágono é um polígono que tem:
a) 4 lados                  b) 5 lados                  c) 6 lados                              d) 7 lados

11. (VALOR 0,0 A 0,4) O polígono que tem 4 lados, 4 ângulos internos e 4 vértices chama-se:
a) quadrado              b) quadrilátero                     c) retângulo                          d) trapézio

12. (VALOR 0,0 A 0,4) Um polígono que tem 7 lados, 7 ângulos e 7 vértices chama-se:
a) eneágono                                    b) hexágono                                    c) heptágono                       d) octógono

13. (VALOR 0,0 A 0,4) Um ângulo de três quartos de volta mede:
a) 90°                         b) 180°                                  c) 270°                                   d) 360°

14. (VALOR 0,0 A 0,4) A medida do lado de um quadrilátero regular cujo perímetro é 360 cm é:
a) 90 cm                    b) 256 cm                              c) 356 cm                              d) 1424 cm

15. (VALOR 0,0 A 0,4) O ângulo formado pelo ponteiro da hora e do minuto em um relógio que marca 6h mede:
a) 45°                         b) 90°                                     c) 135°                                              d) 180°

16. (VALOR 0,0 A 0,4) O ângulo de 180° é chamado de:
a) ângulo de um quarto de volta                                     b) ângulo de meia volta
c) ângulo de três quartos de volta                                   d) ângulo de uma volta

17. (VALOR 0,0 A 0,4) O polígono que tem 3 lados, 3 ângulos e 3 vértices é chamado de:
a) hexágono                        b) pentágono                       c) quadrilátero                     d) triângulo

18. (VALOR 0,0 A 0,4) Responda:
a) Um grau é igual a quantos minutos? R: ________________
b) Um minuto é igual a quantos segundos? R: ________________
c) Um grau é igual a quantos segundos? R: ________________

19. . (VALOR 0,0 0,5) Transforme:
a) 1° em minutos                 b) 2° em minutos       c) 1´ em segundos                d) 2´ em segundos




GABARITO 3 TRI
1.
3x + 20° + 2x – 15° = 180°
5x + 5° = 180°
5x = 180° – 5°
5x = 175°
x = 175°
        5
x = 35°

2. A) 55º        b) 74º     c) 33º

3.
a) Correta!
b) Incorreta! As retas não possuem definição. A distância entre dois pontos é um segmento de reta.
c) Incorreta! Retas não possuem definição. Essa é uma das ideias fundamentais da composição das retas, mas não é sua definição, apenas uma de suas características.
d) Incorreta! Tomando a reta como um espaço de uma dimensão, só é possível construir sobre ela figuras que possuem uma dimensão ou menos, como pontos, segmentos de reta, semirretas e outras retas.
e) Incorreta! Um segmento de reta é uma parte da reta que possui início e fim.
Gabarito: Letra A.



4. A) 90º
5. A) Agudo
6. C) Paralelas


7. somar e transformar quando necessário


8.
a)
160° - 3x = x + 100°
160° - 100° = x + 3x
60° = 4x
x = 60°/4
x = 15°
Então 15°+100° = 115° e 160°- 3*15° = 115°

b)
6x + 15° + 2x + 5º = 180°
6x + 2x = 180° -15° - 5°
8x = 160°
x = 160°/8
x = 20°
Então, 6*20°+15° =135° e 2*20°+5° = 45°


c) Sabemos que os ângulos  vermelho + verde formam 180°, pois são exatamente a metade de um círculo.
Então, 138°+x = 180°
x = 180° - 138°
x = 42°
Logo, o ângulo x mede 42°



d) Sabemos que a figura tem 90°.
Então x + (x + 10°) + (x + 20°) + (x + 20°) = 90°
4x + 50° = 90°
4x = 40°
x = 40°/4



9. C) 90º

10 C) 6 lados

11. b) Quadrilátero

12. c) Heptágono

13. c) 270º

14. a) 90 cm

15. d) 180º

16. b) ângulo de meia volta

17. d) Triângulo

18.
a) 60'
b) 60"
c) 3600"

19.
a)
1ºx60’ = 60’

b)
2ºx60’ = 120’

c)
1’x60” = 60”



d)
2’x60” = 120”








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